sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Cambuí Branco ou Pichiché ( Psidium sartorianum )

CAMBUÍ BRANCO ou PICHICHÉ

( Psidium sartorianum ) - RNC 25354


Encontrado nativo em toda a América Tropical, é conhecido como Pichiché no México ou como Cambuí Branco no Brasil. Árvore de grande porte quando encontrada nativa, mas quando cultivada, geralmente não passa de 4 ou 5 metros de altura, devido ao seu lento crescimento. Produz grande quantidade de pequenos frutos amarelo esbranquiçados, de sabor bastante agradáveis, que podem ser consumidos in-natura, ou na forma de sucos, geleias e sorvetes.

No estado de São Paulo é uma planta ameaçada de extinção, devido a sua distribuição nativa ser muito restrita e não ser encontrada nas unidades de conservação. Planta ornamental, pode ser utilizada no paisagismo, além das áreas de recuperação ambiental. Seus frutos atraem grande quantidade de pássaros. Também é uma boa opção para uso na arborização urbana.

De fácil cultivo, pode ser plantada em vasos ou em pequenos espaços. As mudas começam a frutificar precocemente, muitas vezes com menos de 1 metro de altura. Deve ser plantada a pleno sol. Aceita a maioria dos solos.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br


Veja mais fotos abaixo:



Detalhe dos frutos


Detalhe dos frutos cortados


Tamanho dos frutos em centímetros


Tamanho dos frutos


Detalhe dos frutos e folhas



Um comentário:

  1. Planta delicada com folhas lindas e pequenas , tenho em minha chácara mas, já são rarasas plantas, na região sudoeste da Bahia.Apresenta nas folhas, um aroma delicioso.

    ResponderExcluir