sexta-feira, 5 de abril de 2019

Pupunha ou Palmito Pupunha ( Bactris gasipaes )


PUPUNHA ou PALMITO PUPUNHA

( Bactris gasipaes ) - RNC 05387



Também conhecido como Pupunheira, esta palmeira é nativa da Floresta Amazônica e da América Central. Geralmente associada ao palmito extraído, que são utilizados em muitos pratos culinários. Porém menos lembrado, seus frutos também podem ser utilizados após cozimento, sendo para consumo in-natura, ou para uso em purês, farinhas e até mesmo em uma bebida fermentada muito apreciada no norte do país. Por esses demais usos, é considerada uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional).

Palmeira de pequeno a médio porte de rápido crescimento, pode ser utilizada no paisagismo, bem como em plantios comerciais para retirada de palmito. Após 18 meses do plantio aproximadamente, pode ser realizado o primeiro corte, sendo que após este, a pupunheira irá entouceirar, possibilitando vários cortes nos anos subsequentes.

Os frutos da pupunha se não forem colhidos para consumo, servirão de alimento para uma infinidade de espécies de pássaros, que adoram seus frutos. Planta de fácil cultivo, aceita a maioria dos solos. Deve ser plantada a pleno sol.

O Viveiro Ciprest comercializada mudas de Pupunha selecionadas sem espinhos. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe do palmito e dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho médio dos frutos

Detalhe dos frutos e do palmito

Detalhe de onde são extraídos os tipos de palmito



Um comentário:

  1. PUPUNHA É O FRUTO DA ÁRVORE o fruto que o paraense come com deve e PALMITO DE PUPUNHA. É palmito extraído do caule da pupunheira

    ResponderExcluir