terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Pindaúva ou Pindaíba ( Duguetia lanceolata )

PINDAÚVA ou PINDAÍBA

( Duguetia lanceolata ) - RNC 24016


Árvore frutífera de médio porte nativa da Mata Atlântica, produz frutos de aparência incrível e beleza única. Estes são doces e suculentos, de excelente sabor. Ótimos para consumo in-natura, sucos, geleias, sorvetes e licores. Frutifica no período de janeiro a abril.

Espécie encontrada com certa raridade na natureza, corre risco de extinção devido a dificuldade de propagação de mudas aliada ao desmatamento das regiões onde se encontra nativa. Árvore muito ornamental e com bela florada, indispensável em qualquer pomar de frutas nativas do Brasil.

Planta de fácil cultivo, porém de crescimento lento. Aprecia solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Uma ótima opção para ser utilizada em reflorestamentos de áreas degradadas.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br


Curiosidade


A expressão "Estar na Pindaíba", quase todos já ouviram esta expressão em algum momento da vida. Ela define uma dada situação, muitas vezes se referindo a uma pessoa, ou uma Empresa que está caindo, está despencando, falindo entre tantos outros sinônimos.

Provavelmente, esta frase vem desta fruta, pois quem já colheu seus frutos na árvore, sabe o que ocorre, e se lembra deste termo.

É comum ver frutos lindos na copa da planta, porém quando estão bem maduros, com o mais leve toque, o fruto se desfaz e despenca.

Despenca em diversos pequenos gomos, que se desprendem de seu coração, pois a fruta é formada por muitos gomos, unidos em um centro. Quando maduros, eles se soltam, caindo espalhados ao solo. Qualquer vento ou toque é suficiente para o desprendimento.

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos e da polpa

Detalhe dos frutos

Detalhe dos pequenos gomos com polpa

Frutos colhidos na região de Limeira-SP


Tamanho do frutos

Tamanho dos frutos

Formato e cores incríveis

Formato e cores incríveis

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos e da polpa

Detalhe dos frutos




2 comentários: