sábado, 19 de fevereiro de 2022

Jabuticaba Azul - Myrciaria vexator

 JABUTICABA AZUL

Myrciaria vexator


Pequena arvoreta frutífera originária da Venezuela, produz lindos frutos grandes de coloração inicialmente azulada, e conforme amadurecem passam para cor arroxeada. Quando consumidos totalmente maduros apresentam ótimo sabor, porém quando mal maturados possuem certa adstringência. Para melhor degustação, devem ser consumidos com o auxilio de uma faca, cortando-os ao meio. Ótimos para consumo in-natura, ou na forma de sucos e geleias.


Planta muito ornamental, suas folhas são grandes e brilhosas. Se destaca pela beleza de seu tronco. Arvoreta de pequeno porte, mal passa de 2 a 3 metros de altura, sendo excelente para o cultivo em vasos ou pequenos espaços.


Espécie rústica de fácil cultivo, gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Pode ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Por ser uma Myrciaria, os frutos são formados nos galhos mais finos da planta. Começa a frutificar em 4 a 5 anos após o plantio.


Mudas desta espécie são comercializadas sazonalmente pela Ciprest, em parceria com o E-jardim, do nosso amigo Marco Lacerda. Saiba mais informações sobre a Jabuticaba Azul, nos dois excelentes vídeos abaixo produzidos pelo Sítio E-Jardim:





Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe do tronco



Nenhum comentário:

Postar um comentário