segunda-feira, 11 de abril de 2022

Eugênia Pau Brasil - Eugenia multicostata var. octocostata

 EUGÊNIA PAU BRASIL

Eugenia multicostata var. octocostata - RNC 23986


Belíssima árvore da Mata Atlântica, encontrada nativa na faixa litorânea entre o norte de Santa Catarina-SC e o sul do Paraná-PR. Ainda pouco conhecida, se destaca pelo tronco intensamente rubro alaranjado, à semelhança do Pau-Brasil (Paubrasilia echinata). Sendo considerada por alguns botânicos uma subespécie do Sapiranga (Eugenia multicosta), onde seus frutos se distinguem por apresentarem 8 costelas e serem amarelados, em vez de avermelhados.


Produz belos frutos costados de casca amarelada, com polpa firme e seca. De sabor agradável, este pode ser comparado a casca de goiaba. Podem ser consumidos in-natura, ou aproveitados em doces, compotas e sorvetes. Servem de alimento pra avi-fauna.


Árvore com grandes atributos ornamentais, é uma excelente opção para uso na arborização de jardins e alamedas. Espécie indispensável em coleções de frutíferas brasileiras. Também é uma boa opção para uso no reflorestamento de áreas degradadas.


Espécie rústica de fácil cultivo, pode ser cultivada a pleno sol ou meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem. As mudas plantadas começam a frutificar em 6 a 7 anos após o plantio.


Obs.: A imagens desta postagem são do nosso amigo Fábio Lóngen, preservacionista do Estado de Santa Catarina, Brasil com sua permissão de uso.


Mudas desta espécie são comercializadas sazonalmente no Viveiro Ciprest em parceria com o E-jardim, do nosso amigo Marco Lacerda.


Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos verdes

Detalhe dos frutos começando a amadurecer

Detalhe dos frutos maduros

Detalhe dos frutos maduros

Tamanho dos frutos

Tamanho do fruto

Detalhe dos frutos verdes na planta

Detalhe dos frutos verdes na planta

Detalhe da florada

Detalhe do exuberante tronco

Detalhe do exuberante tronco

Detalhe do exuberante tronco

Detalhe do exuberante tronco

Detalhe do exuberante tronco

Detalhe do exuberante tronco




Nenhum comentário:

Postar um comentário