sábado, 15 de abril de 2017

Anona Cherimoia ( Annona cherimola )

ANONA CHERIMOIA

( Annona cherimola )


Árvore de médio porte nativa dos Andes, produz lindos e saborosos frutos em grande quantidade. Estes são de polpa suculenta com sabor doce e aromático. Possui poucas sementes. É considerado por muitos uma das frutas mais saborosas entre todas as existentes.

Apesar de ser nativa dos andes, esta espécie se adapta bem em várias regiões do Brasil. Inclusive há pomares muito antigos nos estados de São Paulo e Minas Gerais, onde os frutos são comercializados em mercados e feiras. Frutifica de Fevereiro a Setembro, variando conforme a região.

De fácil cultivo, gosta de solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem. Em regiões montanhosas, as baixadas, vales de solo turfoso,  são adoradas pela planta. Deve ser plantada a pleno sol. Apesar de chegar até 6 metros de altura, é possível cultiva-la em vasos e obter frutos. Mudas enxertadas começam a frutificar em 1 a 2 anos e mudas produzidas por sementes começam a frutificar em 3 a 4 anos.

Deve ser podada anualmente, em junho / julho, quando despida de folhas.

O Cruzamento desta espécie com a Pinha (Annona squamosa) ou Fruta do Conde, conhecida por este nome em algumas regiões do Brasil resultou a Atemoia. Esta se diferencia da Atemoia por ter menos sementes e um leve sabor de abacaxi com anona.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho do fruto


Um comentário: