terça-feira, 16 de julho de 2019

Ameixa da Índia ou Esfregadinha ( Flacourtia jangomas )

AMEIXA da ÍNDIA ou ESFREGADINHA

( Flacourtia jangomas )


Arvoreta frutífera nativa da Índia e de Bangladesh, produz grande quantidade de pequenos frutos ovalados de cor inicialmente vermelha, e conforme vão amadurecendo, adquirem coloração vinho, quase roxa. Espécie muito confundida com a Ameixa do Governador.

Estes frutos podem ser colhidos e já consumidos, apenas necessitando dar uma "esfregadinha" como seu nome popular diz, para amolece-los e assim diminuir a adstringência. Porém o mais recomendado é realizar a colheitas e guarda-los em local seco e arejado por 1 a 2 dias, assim eles amadurecerem por completo, e a polpa se torna mais suculenta e doce. Fruta de agradável sabor, ótima para consumo in-natura, sucos, geleias e sorvetes.

Introduzida a décadas no país, ainda é pouco conhecida, ficando seu cultivo ainda restrito a pequenos pomares. Por se tratar de uma planta muito rústica, e resistente a pragas, é uma excelente opção em qualquer pomar.

De pequeno porte, não passa de 5 metros de altura. Deve ser plantada a pleno sol, e sempre que possível, é aconselhável o plantio de 2 ou mais plantas, pois se trata de uma planta dioica. Pode haver variação nas folhas devido há existirem plantas "masculinas" e "femininas". As mudas começam a frutificar em 1 a 2 anos após o plantio.

Mudas desta espécie são comercializadas sazonalmente pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Detalhe de muda produzindo precocemente

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos



Um comentário: