domingo, 16 de outubro de 2016

Manga IV Centenário ( Mangifera indica )

MANGA IV CENTENÁRIO

( Mangifera indica )


Uma das melhores variedades de manga selecionadas, e com muita história. A Manga IV Centenária foi preparada para ser lançada em 1954 na ocasião dos 400 anos da cidade de São Paulo. Na época era a melhor seleção de manga originária do território paulista até a data.

Reunia em uma única fruta, a excelente qualidade da Manga Bourbon, enquanto a casca apresenta o colorido da Manga Haden (Na época era quase desconhecida e inexistentes as variedades de manga de casca vermelha no Brasil). Aliado a tudo isso, um sabor único entre as mangas.

Infelizmente apesar do enorme sucesso de quando foi apresentada a população paulistana em 1954,  a produção de mudas em escala comercial, se atrasou por duas décadas. Quando finalmente havia mudas disponíveis, no final da década de 70, logo foram lançadas novas variedades como a Manga Palmer e a Manga Tommy Atckins, que ofuscou esta sensacional manga, que acabou sendo esquecida.

Atualmente essa variedade somente é conhecida por alguns colecionadores de frutas, que possuem algum exemplar em suas coleções, ou encontrada eventualmente em algum pomar antigo do interior paulista.

Até hoje a Manga IV Centenário somente é encontrada nos viveiros tradicionais da cidade de Limeira-SP, para venda de mudas.

A Ciprest comercializa esta incrível variedade de manga sazonalmente, devido as dificuldades de reprodução da mesma. www.ciprest.com.br

Esperamos que no futuro esta variedade seja novamente reconhecida e plantada nos pomares comerciais, e consequentemente seus frutos sejam comercializados!

Veja mais fotos abaixo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário