sábado, 3 de dezembro de 2016

Jambo Amarelo ( Syzygium jambos )

JAMBO AMARELO

( Syzygium jambos )


Árvore de médio a grande porte, nativa da Índia e da Malásia. Produz lindos frutos perfumados de casca amarela, com polpa adocicada e aromática. Podem ser consumidos in-natura ou em conserva. Frutifica de Outubro a Janeiro.

Árvore de rápido crescimento e muito ornamental. Ótima para sombreamento ou para plantio em alamedas e praças. Florada de grande beleza.

Planta de fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, porém drenados.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe de árvore carregada de frutos

Detalhe dos frutos na árvore



3 comentários:

  1. Vocês não vão acreditar no que eu li agora mesmo.

    Cara, eu fiquei abiasmado com o que acabei de encontar.

    Eu estava pesquisando sobre jambos e consta uma informação no texto que me deixou curioso, consta lá que as sementes do jambo amarelo são muito venenosas.

    Cara, que negócio doido, ainda bem que não mordi as sementes.

    Chega me arrepiar em pensar que eu poderia, por curiosidade, lascar o dente naquela semente.

    A informação mais relevante é que uma quantidade desconhecida de ácido cianídrico foi encontrada nas raízes, caules e folhas. Além disso, um alcalóide, a jambosina, foi encontrado na casca da árvore e nas raízes, e as raízes são consideradas venenosas.

    Alguém sabe me informar se essa informação procede? Se alguém puder me ajudar com isso, ficarei muito grato.

    Se eu encontar algo primeiro, volto aqui para avisar se a informação é procedente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso é mais comum do que você imagina, amigo. As folhas do Pêssego, por exemplo, são altamente venenosas, mas os frutos estão livres da toxina. Rambutan, um parente da Lichia, possui sementes venenosas, muito embora os frutos sejam isentos do perigo. A mesma coisa ocorre com diversas espécies de Annonaceas ( Marolos, pinhas, Graviola) que possuem sementes venenosas. Desde que você não engula o pedaço da semente, ficará tudo bem.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir