quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Eritrina Mulungu Laranja ou Mulungu Medicinal (Erythrina dominguezii/mulungu)

ERITRINA MULUNGU LARANJA ou MULUNGU MEDICINAL

( Erythrina dominguezii/mulungu ) - RNC 35187 e 35189




Árvore de médio médio a grande porte, nativa da América do Sul , produz belíssima florada alaranjada, tom cenoura durante o meses de julho a agosto, quando perde totalmente as folhas, ficando somente com flores, que atraem grande quantidade de papagaios, periquitos e outras aves, que sugam seu néctar. Também é conhecida como Canivete.

Espécie com grande potencial para uso no paisagismo como na arborização urbana. Muito rústica e com ótima adaptação, pode ser cultivada em solos secos ou também em áreas úmidas, até mesmo terrenos brejosos. Deve ser plantada a pleno sol. Excelente opção de árvore para utilizar em reflorestamentos de áreas degradadas. 

A espécie tem atributos medicinais e a madeira em fabricação de calçados.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest.    www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe da árvore ainda com folhas. 

Detalhe do Caule, apresentando tronco cascudo que lembra cortiça.

                             Várias espécies de aves adoram o néctar das flores.

                                                        Detalhe das flores.


As fotos desta postagem foram gentilmente cedidas pelo Sr. Ademir Carosia e foram tiradas na cidade de Arceburgo - MG. Durante o tempo que esteve a frente da Secretaria do Meio Ambiente daquela cidade, introduziu centenas de espécies de plantas, muitas em risco de extinção, das mais diversas espécies e também muitas atrativas de pássaros, tanto que a cidade começa a ser reconhecida como a ¨Cidade das Aves¨. para saber mais acesse: http://ademircarosia.blogspot.com/


Maiores informações sobre a planta da postagem, acesse Flora do Brasil: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Erythrina_dominguezii 

Um comentário:

  1. Belas fotos e belo trabalho do sr. Ademir Carosia. Vou visitar o blog dele. Mais uma postagem excelente, Gustavo! Parabéns!

    ResponderExcluir