quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Ora Pro Nobis Dourada ( Pereskia aculeata )

ORA PRO NOBIS DOURADA

( Pereskia aculeata ) - RNC 24571


Variação da tradicional Ora-pro-nobis que apresenta belíssima folhagem dourada, muito ornamental. Planta trepadeira de rápido crescimento e frutificação. Produz frutos de sabor acidulado que são consumidos in-natura, sucos e xaropes.

Planta muito ornamental, possui folhas de coloração verde viva, e sua florada apesar de muito rápida, é belíssima, atraindo abelhas e borboletas.

Suas folhas e flores são comestíveis, sendo ricas em vitaminas e nutrientes. São consumidas refogadas, em saladas, junto a omeletes e tortas, entre muitos usos culinários. Devido ao grande beneficio nutricional de ser consumida, é conhecida popularmente como carne dos pobres. Também é uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC).

Ótima para ser plantada junto a cercas, muros, alambrados, pérgolas ou até mesmo como arbusto. Planta com grande quantidade de espinhos, sendo uma ótima opção de cerca-viva de divisas, pois é uma planta defensiva, sendo quase impossível transpô-la.

Planta de poucos cuidados, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Aceita a maioria dos solos, inclusive os mais pobres.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe da folhagem

Pérgola com Ora-pro-nobis Dourada



3 comentários:

  1. O nome cientifico da ora-pro-nobis dourada é Pereskia aculeata var. godseffiana, então as informações deveriam ser baseadas neste nome e não no Pereskia aculeata somente, está tem folhas verdes escuras sem tons avermelhados. (Crítica construtiva)

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se as folhas dessa espécie podem ser consumidas cruas e em grande quantidade?

    ResponderExcluir
  3. deve-se aferventar antes,e jogar a água fora,a comestivel crua é a ora pro nobis com flores brancas(pétalas brancas e miolo amarelo claro)

    ResponderExcluir