segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Cutite de Goyaz - Pouteria macrophylla

 CUTITE DE GOYAZ

Pouteria macrophylla - RNC 25315


Uma das várias formas de Cutite encontradas no território brasileiro, esta variedade ocorre em áreas de transição do Bioma Cerrado para o Bioma Amazonia, principalmente nos estados de Goiás, Tocantins e sul do Mato Grosso. Suas principais características são frutos arredondados de coloração amarela-alaranjanda intensa quando maduros.


Frutífera de excelente sabor, lembrando a consistência do Canistel (Pouteria campechiana), porém seu sabor é mais amanteigado e doce. Ótima para consumo in-natura, ou na forma de doces, sorvetes e sucos.


Esta variedade produz frutos de tamanho menor quando comparados ao Cutite-Cutitiribá, porém é mais produtiva, chegando a frutificar 2 vezes no ano. Geralmente apresenta somente uma semente por fruto e esta fica aderente a polpa quando o fruto é cortado. O tamanho da árvore também é menor, começando a frutificar a partir de 2 metros quando cultivada. Seu crescimento pode ser controlado com podas exporádicas.


Planta de fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol. Gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem. Mudas de semente começam a frutificar de 4 a 5 anos após o plantio.


Mudas desta variedade são comercializadas sazonalmente pela Ciprest. www.ciprest.com.br


Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos em centímetros

Tamanho dos frutos

Tamanho dos frutos

Detalhe de planta carregada de frutos

Detalhe dos frutos ainda verdes

Detalhe dos frutos começando a amadurecerem

Detalhe de fruto maduro

Detalhe dos frutos




Nenhum comentário:

Postar um comentário