ARATICUM SALSICHA
( Meiogyne cylindrocarpa ) - RNC 38559
Arvoreta de pequeno porte, que atinge até 6 metros de altura, por aproximadamente 3 metros de diâmetro, sendo nativa da Austrália, Nova Guiné e Malásia. Quando cultivada em pomares ou vasos, é possível mante-la com porte de menor tamanho com poucos tratos.
Produz frutos alongados em grande quantidade, agrupados em pequenas pencas, com casca vermelha e polpa alaranjada, com várias pequenas sementes. Estes possuem polpa macia e cremosa, e podem ser consumidos in-natura, inclusive sua casca, por ser muito fina, pode ser consumida junto com a polpa, também em sucos, geleias e sorvetes.
Planta com folhagem ornamental e de formato atrativo, pode ser utilizada no paisagismo, além de ser cultivada em pomares. Costuma iniciar a frutificação a partir do terceiro ano, após o plantio das mudas. Produz pequenas flores de cor creme, bastante ornamentais.
Frutifica durante a primavera e o verão, sendo seus frutos, como as outras anonáceas, muito atrativos para pássaros e a fauna em geral. Embora nativa de região de clima tropical, aceita regiões mais frias e suporta até geadas leves. Em regiões mais frias, perde maior quantidade de folhas no inverno, porém não é indicado para locais de frio intenso. Tem frutificado e produzido fartamente na Flórida, onde temperatura mínima chega a zero graus. De fácil cultivo, gosta de pleno sol, solo fértil, com boa drenagem.
Mudas desta espécie, graças a parceria com o Viveiro E-Jardim do RJ, estão sendo comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br
Veja mais fotos abaixo:
Detalhe dos frutos na penca
Detalhe do fruto cortado
Detalhe do fruto cortado
No mapa abaixo é possível ver região onde é nativo:
Fonte Discover life
Nenhum comentário:
Postar um comentário