sábado, 3 de novembro de 2018

Espinheira Santa ( Maytenus aquifolium )

ESPINHEIRA SANTA

( Maytenus aquifolium ) - RNC 24415


Arvoreta ou arbusto de pequeno porte nativa da região Sudeste do Brasil, apresenta praticamente as mesmas características medicinais da Espinheira Santa do Sul (Maytenus ilicifolia), esta que é nativa das regiões de altitude do Sul do Brasil.

Planta há séculos utilizada na medicina popular brasileira, para tratamento de problemas estomacais como gastrite e úlceras na forma de chá, ou para tratar certos tipos de câncer, através do emplasto de suas folhas. (Para saber mais sobre as propriedades medicinais desta espécie e usos, adquira o Livro Plantas Medicinais no Brasil de Harri Lorenzi e F.J. Abreu Matos, clique aqui)

Espécie com atributos ornamentais devido a sua folhagem e aos seus pequenos frutos alaranjados, podendo ser utilizada no paisagismo, bem como na arborização urbana. Sua bela florada é levemente perfumada, atraindo grande quantidade de abelhas melíferas. E seus frutos servem de alimento para a avi-fauna.

Planta de crescimento moderado, porém de florescimento e frutificação precoce. De porte baixo, dificilmente passa de 4 ou 5 metros de altura.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos e folhas

Detalhe das folhas

Tamanho dos frutos e folhas

Detalhe de uma planta carregada de frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe de uma muda de Espinheira Santa produzindo frutos precocemente no Viveiro Ciprest em Limeira-SP





3 comentários:

  1. Boa tarde,
    Eu estou tendo desde Agosto passado crises horríveis de gastrite e gastrenlogia, ao mesmo tempo !! E, em Portugal é dificil encontrar Espinheira Santa, posso comprar no vosso Viveiro as sementes para ter em casa o cha ? Podem mandar à cobrança ?? Obrigada, por favor envie resposta para nelaboers@outlook.com. Domingo muito feliz Manela.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Também estou com dificuldade em encontrar em Portugal. Moro em Aveiro. Se vosso viveiro vende folhas eu gostaria de comprar a granel . Moro em apartamento e não poderia plantar.

    ResponderExcluir