quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Nectarina Centenária ( Prunus persica var. nucipersica )

NECTARINA CENTENÁRIA

( Prunus persica var. nucipersica )


Variedade selecionada pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas) na década de 1980, produz frutos de casca vermelha amarelada ou esverdeada, com polpa de cor amarela e de ótimo sabor doce.

Cultivar vigoroso de maturação precoce, frutifica em grande quantidade nos meses de outubro a novembro. Variedade com baixa exigência de frio, sendo ótima para plantio em regiões mais quentes. Muito ornamental, produz bela florada.

Planta de pequeno porte, não chega a 4 metros de altura. É possível cultiva-la em vasos. Deve ser plantada a pleno sol. Gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem.


Para obter frutos maiores e de melhor qualidade, é necessário realizar uma poda anual final de julho, começo de agosto,  quando a planta estiver despida de folhas e quando carregada de pequenos frutos ainda pequenos, se recomenda desbastar pela metade estes frutos. Clique aqui para carregar excelente livro digital sobre poda de frutíferas, da ESALQ.

Mudas desta espécie enxertadas são comercializadas sazonalmente pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Envergamento, poda, raleio e ensacamento
Iniciando envergamento dos galhos do Pessegueiro para facilitar tratos culturais como poda, desbaste, raleamento e ensacamento dos frutos.
Após o envergamento se elimina ramos que estiveram muito alto, deixando uma copa baixa em forma de taça.
Estas plantas foram plantadas e não foram executados o envergamento e poda nos dois primeiros anos o que garantiria um formato bem melhor da condução neste terceiro ano.
Após amarrar envergando os ramos se faz a poda, sendo final de julho a começo de agosto época ideal.
Retira-se ramos fracos, excesso de ramos e também parte de ramos principais com cuidado para não retirar gemas de floração.
A planta florescerá em aeguida e vingaram muitos frutos e quando estes estiverem pouco maior que uma jabuticaba deve ser feito o desbaste, retirando até 2 terços dos frutos, deixando os mais viçosos e os mais espalhados pela copa.
Em seguida ensacar os frutos com saquinhos de papel impermeável ou TNT. Está pronto !
Obs:
Embora tenham sidos descartados muitos frutos, a planta produzirá os mesmos quilos que iria produzir, porém de frutos maiores, facilitando a mão de obra do ensacamento e colheita.
Este procedimento é válido para Pêssego, Ameixa, Nectarina, Maçã, Pera, Marmelo, Cereja europeia.
Se alguma plantas floresce e não segura frutos por mais de uma vez, pode ser falta de polinizador ou ataque de doenças fúngícas.
Se a planta não floresce ou não se desenvolve satisfatoriamente, pode ser que seja uma variedade mais exigente em frio.

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Detalhe dos frutos



Nenhum comentário:

Postar um comentário