PÊSSEGO RUBIMEL
( Prunus persica ) - RNC 22155
Variedade de pessegueiro desenvolvida pela EMBRAPA, produz frutos levemente firmes de polpa amarela viva e doce, de excelente sabor. Seu tamanho varia de médio a grande e são bastante coloridos. Planta que precisa de pouco frio para produzir, e com ciclo de maturação precoce em regiões quentes.
Envergamento, poda, raleio e ensacamento:
Iniciando envergamento dos galhos do Pessegueiro para facilitar tratos culturais como poda, desbaste, raleamento e ensacamento dos frutos.
Após o envergamento se elimina ramos que estiveram muito alto, deixando uma copa baixa em forma de taça.
Estas plantas foram plantadas e não foram executados o envergamento e poda nos dois primeiros anos o que garantiria um formato bem melhor da condução neste terceiro ano.
Após amarrar envergando os ramos se faz a poda, sendo final de julho a começo de agosto época ideal.
Retira-se ramos fracos, excesso de ramos e também parte de ramos principais com cuidado para não retirar gemas de floração.
A planta florescerá em seguida e vingaram muitos frutos e quando estes estiverem pouco maior que uma jabuticaba deve ser feito o desbaste, retirando até 2 terços dos frutos, deixando os mais viçosos e os mais espalhados pela copa.
Em seguida ensacar os frutos com saquinhos de papel impermeável ou TNT. Está pronto !
Obs:
Embora tenham sidos descartados muitos frutos, a planta produzirá os mesmos quilos que iria produzir, porém de frutos maiores, facilitando a mão de obra do ensacamento e colheita.
Este procedimento é válido para Pêssego, Ameixa, Nectarina, Maçã, Pera, Marmelo, Cereja europeia.
Se alguma plantas floresce e não segura frutos por mais de uma vez, pode ser falta de polinizador ou ataque de doenças fúngicas.
Se a planta não floresce ou não se desenvolve satisfatoriamente, pode ser que seja uma variedade mais exigente em frio.
Veja mais fotos abaixo:
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos
Tamanho dos frutos
Tamanho dos frutos
Detalhe da florada
Detalhe da florada
Nenhum comentário:
Postar um comentário