segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Ora-pro-nobis ou Trepadeira Limão ( Pereskia aculeata )

ORA-PRO-NOBIS ou TREPADEIRA LIMÃO

( Pereskia aculeata )


Conhecida também como Groselha de Barbados, a Ora-pro-nobis é uma trepadeira de rápido crescimento e frutificação. Produz frutos de sabor acidulado que são consumidos in-natura, sucos e xaropes.

Planta muito ornamental, possui folhas de coloração verde viva, e sua florada apesar de muito rápida, é belíssima, atraindo abelhas e borboletas.

Suas folhas e flores são comestíveis, sendo ricas em vitaminas e nutrientes. São consumidas refogadas, em saladas, junto a omeletes e tortas, entre muitos usos culinários. Devido ao grande beneficio nutricional de ser consumida, é conhecida popularmente como carne dos pobres. Também é uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC).

Ótima para ser plantada junto a cercas, muros, alambrados, pérgolas ou até mesmo como arbusto. Planta com grande quantidade de espinhos, sendo uma ótima opção de cerca-viva de divisas, pois é uma planta defensiva, sendo quase impossível transpô-la.

Planta de poucos cuidados, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Aceita a maioria dos solos, inclusive os mais pobres.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe das flores

Detalhe das flores

Mourão de cerca totalmente coberto com a flores da Ora-pro-nobis na Ciprest

Cerca viva na Ciprest com Trepadeira Limão

Exuberante florada que atrai abelhas melíferas

Detalhe dos frutos do Ora-Pro-Nobis, também chamados de  Groselha de Barbados.








4 comentários: