domingo, 12 de fevereiro de 2017

Cereja Silvestre ou Caferana ( Bunchosia armeniaca )

CEREJA SILVESTRE ou CAFERANA

( Bunchosia armeniaca ) - RNC 29607


Também conhecida como Fruta Manteiga de Amendoim, a Cereja Silvestre ou Caferana é uma frutífera nativa da América do Sul andina, que produz lindos frutos de coloração laranja avermelhada, possui polpa cremosa de coloração vermelha de sabor doce.

Seus frutos podem ser consumidos in-natura, porém é aconselhável colher estes quando ainda estão de coloração laranja, e uns 3 dias depois, quando adquirirem coloração vermelha, é o ponto ideal para consumo. Também podem ser utilizados para doces, geleias, molhos entre muitas outras receitas. É considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC).

Arvoreta de pequeno porte, não passa de 4 metros de altura. É uma ótima opção para cultivo em pomares, pequenos quintais ou até mesmo para arborização urbana. Também pode ser cultivada em vasos grandes.

Planta erroneamente vendida como guaraná de árvore. De fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem. Começa a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio da muda.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos e folhas

Detalhe dos frutos


Detalhe dos frutos e das flores

Detalhe dos frutos vermelhos totalmente maduros

Tamanho dos frutos

Detalhe de penca de frutos

Detalhe de arvoreta carregada de frutos

Galho de arvoreta carregada de frutos

Detalhe de uma Cereja Silvestre utilizada na arborização urbana e frutificando em grande quantidade

Detalhe dos frutos

Veja mais sobre a Cereja Silvestre e seus usos culinários no Blog Come-se da nossa amiga Neide Rigo, clique aqui



Mais receitas no Suplento PALADAR: Clique aqui: 




11 comentários:

  1. Boa noite! Amanhã dia 02/03/2018 estarei em LIMEIRA SP em visita aos meus tios e vou aproveitar e comprar duas mudas que estou procurando enxertadas CANISTEL ENXERTADO E FEIJOA ENXERTADA, ESPERO QUE EU TENHA SORTE AMANHÃ E ENCONTRE, POIS ESTOU NAMORANDO O SITE DE VOCÊS FAZ TEMPO; e vou dar mais uma olhadinhas nas outras mudas

    ResponderExcluir
  2. Onde posso comprar uma planta de cereja silvestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta você voltar ao texto a cima, que descreve a planta, e relê-lo com mais atenção que você saberá aonde adquirir. Simples assim.

      Excluir
  3. eu gosto muito aqui perto de onde moro tem e qquase todos os dias colho as cerejas. sivestre gostaria de saber se tem valor nutritivo acho muito saborosas

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de adquirir mudas desse fruto. Poŕ favor, me arranjem. Tenho uma memória afetiva com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sementes dela, se tiver interesse posso enviar.

      Excluir
    2. Boa tarde Paulo, Tenho interessa em sementes da caferana

      adilsoncaetano1962@gmail.com

      Excluir
  5. Tenho um pé de caferana no jardim, no ana passado ela estava bonita, deu muitas frutas. Mas este ano as folhas não se desenvolveram direito, estão pequenas e ficando amareladas. Alguém teve algum problema semelhante ou sabe o que esta acontecendo?

    ResponderExcluir