MAÇÃ FUJI
( Malus pumila )
Uma das principais variedades de maçãs cultivadas e comercializada no Brasil, a Maçã Fuji foi desenvolvida na década de 30 no Japão, e logo alcançou enorme sucesso, sendo que atualmente é cultivada em diversos países.
Apresenta frutos doces, crocantes e suculentos, de ótimo sabor. Além da excelente qualidade, os frutos possuem bom prazo de validade, mesmo estando sem refrigeração, perante as demais variedades de maçã. São ótimos para consumo in-natura, sucos, geleias, tortas, sovertes e doces.
Planta muito ornamental, possui linda florada. Ótima para ser cultivada em jardins ou em pomares. Frutifica de outubro a dezembro. Arvoreta de pequeno a médio porte, não chega a mais de 5 metros de altura quando não podada.
É aconselhável realizar uma poda anual em julho, e logo em seguida envergar os galhos nos primeiros anos após o plantio da muda. Com esses procedimentos, a planta produzirá frutos maiores e em maior quantidade. Também realizando podas pode ser cultivada em vasos facilmente.
Planta de fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem. Inicia a frutificação de 1 a 2 anos após o plantio da muda.
Atenção - Dica importante!
Em certas épocas do ano, principalmente no outono e no inverno, a macieira perde a maioria, se não, todas as folhas. Este é um processo totalmente natural, de grande importância para a planta. Algum tempo após perder as folhas, inicia-se a floração, e se a planta estiver adulta, começa a frutificar. Depois, geralmente na primavera, haverá brotação de novas e vigorosas folhas. Então não se assustem se as mudas/plantas parecerem "mortas" nesse período!
Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br
Veja mais fotos abaixo:
Detalhe do fruto cortado
Detalhe da florada
Nenhum comentário:
Postar um comentário