sábado, 18 de março de 2017

Manacá Vermelho ou Quaresmeira Arbustiva Pink ( Tibouchina moricandiana ¨vinacea¨ )

MANACÁ VERMELHO ou QUARESMEIRA ARBUSTIVA PINK

( Tibouchina moricandiana ¨vinacea¨ )


Encontrada em estado nativo por mim, Edilson Giacon na região da Serra da Bocaina, o Manacá Vermelho ou Quaresmeira Arbustiva Pink, é uma linda planta ornamental que sendo cultivada, gera destaque pela sua grande beleza, sendo excepcional para uso no paisagismo. 

 Em 2002 encontrei na região de Visconde de Mauá-RJ, uma única planta no local em estado nativo, da qual retirei algum material, sem danificar a planta original, visando reprodução. Planta arbustiva muito semelhante a Tibouchina morincandiana, de flores roxas.
Belíssima planta arbustiva, chega a ficar com no máximo 2 metros de altura por 2,5 metros de diâmetro, quando cultivada sem podas. Produz grande quantidade flores vermelhas escuras, onde conforme a luminosidade, adquirem tonalidades puxando para tons de pink. Floresce principalmente no período do final do verão ao fim do outono.

Uma ótima opção para uso no paisagismo, sendo uma das plantas que maior causará destaque. Pode ser plantada em vasos grandes ou se for conduzida, formando arvoretas mediante podas e estacamento inicial, até que o tronco engrosse.

De fácil cultivo, pode ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem. Começa a florescer em menos de 1 ano após o plantio da muda.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest há mais de 10 anos em diversos tamanhos. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo



Detalhe das flores

Detalhe das flores

Detalhe da florada

Detalhe da florada

Detalhe da florada

Detalhe da flor em nosso viveiro em Limeira-SP

Detalhe da nossa planta matriz pioneira sem nunca ser podada, florescendo em grande quantidade

Detalhe de uma das nossas plantas matrizes formando um grande arbusto e florescendo abundantemente

Detalhe da exuberante florada em nosso jardim

Detalhe da florada de uma planta ainda pequena






Nenhum comentário:

Postar um comentário