JACARATIÁ ou MAMÃOZINHO do CAMPO
( Jacaratia spinosa ) - RNC 24239
Também conhecido como Mamão de Árvore, o Jacaratiá é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica. Produz grande quantidade de frutos de cor amarela alaranjada, que podem ser consumidos in-natura após 2 ou 3 dias de colhidos, para assim eliminar o látex dos frutos. Também são utilizados em geleias, doces e compotas.
Não apenas os frutos são consumidos, como a parte inferior da planta também é utilizada na forma ralada para fazer doces, sendo que esta apresenta sabor e consistência muito semelhante a cocada. Frutifica de Janeiro a Março.
Árvore de grande porte, chega até 20 metros de altura. Porém se cultivada em pomares, começa a frutificar a partir de 2 a 3 metros de altura. Infelizmente esta espécie vem sendo amplamente desmatada da natureza, devido a extração indiscriminada de sua parte inferior para produção de doces. Sendo assim é de extrema importância ampliar o plantio de mudas desta espécie, principalmente em áreas degradadas de onde se encontrava nativa.
Planta de fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol. Gosta de solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem. Começa a frutificar em 2 a 3 anos após o plantio da muda.
Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br
Veja mais fotos abaixo:
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos
Saiba mais a respeito do Jacaratiá no vídeo abaixo, apresentado por Sabrina Sartori:
Veja deliciosas receitas utilizando o Jacaratiá no Blog Come-se da nossa amiga Neide Rigo:
Para saber mais desta receita, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário