terça-feira, 21 de março de 2017

Nespoli Italiano ( Mespilus germanica )

NÉSPOLI ITALIANO

( Mespilus germanica )


Pequena frutífera nativa do continente Europeu, o Néspoli, também conhecido como Nêspera Européia ou Medlar, é uma frutífera cultivada para consumo desde os tempos do Império Romano. Produz grande quantidade de frutos de bela coloração marrom.

Para consumir os frutos, estes devem ser colhidos quando ainda estão firmes e duros, e em seguida, devem ser guardados em área ventilada. Após alguns dias, os frutos adquirem coloração marrom escura (passados) e se tornam macios, com isso, seu sabor adstringente é removido, fazendo com que os frutos adquiram um sabor único agradável, muito apreciado pela população européia.

Em regiões onde há muitas geadas, os frutos chegam a adquirir coloração marrom escura e consistência "passada" na própria árvore, sendo possível consumi-los diretamente sem o processo de armazenagem. Podem ser utilizados em doces, geleias, compotas e em receitas culinárias.

Arbusto ou arvoreta de pequeno porte, não passa de 5 metros de altura. Planta muito ornamental, produz além dos frutos, bela florada branca e suas folhas são de consistência aveludada. Ótima opção para ser cultivada em vasos ou utilizada na arborização urbana.

De fácil cultivo, gosta de solos férteis e úmidos, com boa drenagem, Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. De rápida frutificação, as mudas começam a produzir frutos em menos de 1 ano.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Detalhe dos frutos na planta

Detalhe de planta frutificando em vaso

Planta frutificando em vaso

Frutos e folhas

Vídeo


Uma receita e os procedimentos de preparo de uma geleia com os frutos de Néspoli (Vídeo em turco, porém é de fácil compreensão), veja mais abaixo:






Um comentário:

  1. Boa tarde, eu moro em Portugal poderia adquirir uma dessas plantas Nêspera Européia?fico aguardando uma resposta.

    ResponderExcluir