sábado, 30 de dezembro de 2017

Paineira Rubi da Caatinga ( Ceiba rubriflora )

PAINEIRA RUBI da CAATINGA

( Ceiba rubriflora )-RNC 38.338

(RNC Solicitado ao Mapa Brasília por Edilson Giacon em 16/01/2018 , protocolo DV871939098BR concedido em 20/04/2018.)



Árvore muito rara nativa do Brasil, presente no bioma da Caatinga, é encontrada na região do Vale do São Francisco (Partede Minas Gerais e Nordeste da Bahia). Ocorre geralmente sobre afloramentos rochosos, sendo uma planta muito florífera e de rápido crescimento.

Produz grande quantidade de flores vermelhas, de tom bastante vivo, sendo as pétalas da flores e as sementes, adoradas por pássaros. Foi descrita cientificamente somente em 2008, sendo ainda desconhecida pela maioria dos brasileiros e no Exterior.

Saiba mais sobre esta planta, em: CEIBA RUBRIFLORA

Nossas mudas são reproduzidas por enxertia, de material vegetativo gentilmente fornecido por Harri Lorenzi do Jardim Botânico Plantarum, onde se encontra um belo exemplar desta espécie, na vasta coleção de plantas. A principal vantagem da multiplicação por enxertia, é acelerar o florescimento e a produção de sementes, além de manter as características da planta mãe.

Também agradecemos muito a Marlon Machado, de Feira de Santana - Bahia, por autorizar a utilização de suas fotos, que ilustram esta postagem.

Observação: Quando esta paineira cresce em solos rochosos, provavelmente ficará de pequeno porte e com tronco bem barrigudo, e quando plantada em solo fértil, cresce bastante, ultrapassando 10 metros de altura e com tronco quase sem barriga.

Mudas desta variedade são comercializadas sazonalmente pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:



Detalhe da Flor



Detalhe da Florada



A planta no Habitat natural

Detalhe do Caule


Em local com estiagem prolongada o tronco acumula água, ficando barrigudo.




Um comentário:

  1. Edilson caro amigo mais uma raridade de beleza ímpar. Vou querer introduzi-la aqui em Arceburgo/MG.

    ResponderExcluir