sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Guabiroba Laranja ou Paulista ( Campomanesia xanthocarpa )

GUABIROBA LARANJA ou PAULISTA

( Campomanesia xanthocarpa ) - RNC 23643


Nativa desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, é a principal variedade de guabiroba encontrada em estado nativo no Estado de São Paulo. Entre todas as variedades de guabirobas, é uma das mais apreciadas para o consumo in-natura.

Apresenta frutos de cor inicialmente amarelados, que conforme amadurecem, adquirem linda cor laranja. Sua polpa e doce e suculenta, de excelente sabor. Além do consumo in-natura, podem ser utilizados em sucos, geleias, licores e sorvetes.

Árvore de grande beleza, produz linda florada de cor branca, antes do período de frutificação, que ocorre de outubro a dezembro. De pequeno porte quando cultivada, não passa de 6 metros de altura, porém em estado nativo, chega a ficar com até 12 metros de altura. Uma boa opção para arborização urbana.

Como árvore nativa, pode ser utilizada no reflorestamento de áreas degradadas, atraindo grande quantidade de pássaros e animais da fauna que apreciam seus frutos.

Planta de poucos cuidados, pode ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Rústica, aceita a maioria dos solos, menos os encharcados. As mudas desta espécie começam a frutificar de 3 a 4 anos após o plantio.

Mudas desta espécie são comercializas pelo Viveiro Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe do fruto cortado

Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Tamanho dos frutos em centímetros

Detalhe de penca carregada de frutos

Detalhe de árvore carregada de frutos

Detalhe de árvore carregada de frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos




2 comentários:

  1. Gostaria de saber o preço das mudas de guariroba

    ResponderExcluir
  2. Há na família da Guabiroba , guabiroba arbustiva ? Em Santo Amaro , São Paulo-SP , ingeríamos uma frutinha que nascia em arbustos , ao qual denominávamos de guabiroba .

    ResponderExcluir