domingo, 31 de dezembro de 2017

Pacová de Macaco ou Banha de Galinha ( Swartzia langsdorffii )

PACOVÁ de MACACO ou BANHA de GALINHA

( Swartzia langsdorfii ) - RNC 24654


Nativa da Mata Atlântica dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Pacová de Macaco ou a Banha de Galinha, é uma árvore de médio porte, muito ornamental, que produz belíssima florada branca, principalmente durante o período de setembro a janeiro.

Apesar de pouco conhecida, esta árvore produz frutos grandes de coloração alaranjada, onde o arilo em volta das sementes, podem ser consumidos. Segundo o nosso amigo Helton Josué, do Projeto Colecionado Frutas, o gosto dos frutos quando frescos, são de sabor meio adstringente, porém se o arilo for cozido em água e ser levemente adoçado, ficam com gosto semelhante a uma mistura de mamão com laranja. Frutifica no período de fevereiro a abril.

Apesar de ser nativa da Mata Atlântica, esta espécie possui baixíssima frequência em seu ambiente natural, portanto é uma excelente opção para uso no reflorestamento dessas áreas. Além da grande beleza da árvore, seus frutos são muito apreciados por diversos animais da fauna. Também é uma opção interessante para plantio em jardins, alamedas ou praças publicas.

Árvore rústica, necessita de poucos cuidados. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra, em solos férteis e úmidos, com boa drenagem.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe das flores

Detalhe das flores

Detalhe da belíssima florada

Detalhe da florada junto ao tronco

Detalhe da florada sob a copa da árvore

Detalhe da árvore


2 comentários:

  1. Gustavo, comprei uma muda dessas com vocês da última vez que estive aí. Não imaginava que a floração fosse tão bonita. Fiquei encantado. Sempre achei que os livros de árvores têm um papel crucial para quem se dedica a plantar. É através das informações e ilustrações que a gente começa a sonhar. Seu trabalho, de dedicação e sensibilidade, está nesse mesmo patamar. Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Essa árvore é melifera?
    Queria saber se atrai abelhas com e sem ferrão.

    ResponderExcluir