sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Bauhínia de Cipó Gigante da Índia ( Bauhinia vahlii )

BAUHÍNIA de CIPÓ GIGANTE da ÍNDIA

( Bauhinia vahlii )-RNC 38.343

(RNC Solicitado ao Mapa Brasília por Edilson Giacon em 16/01/2018 , protocolo DV871939098BR concedido em 23/04/2018.)


Nativa da Índia e do Paquistão, a Bauhínia de Cipó Gigante é uma planta trepadeira de dimensões gigantescas, chegando a ficar com mais de 30 metros de altura, desde que haja árvores ou suportes, para apoiar e auxiliar seu crescimento. Muito ornamental, produz grande quantidade de flores de cor branca e amarela clara em pencas, principalmente nos meses de agosto a novembro.

Planta com muitas propriedades medicinais, e com diversas aplicações para suas folhas e hastes, que são utilizadas pelas comunidades do interior da Índia para fazer cestos, estacas, guarda-chuvas, pratos, copos e capas de chuva.

Devido ao seu crescimento ocorrer sobre a copa de outras árvores, esta planta é considerada um inimigo formidável das espécies arbóreas que forneceram suporte para seu crescimento. Porém, seu rápido crescimento pode ser prejudicial em situações como esta, como também pode ser benéfico quando plantada junto a áreas de encostas e sujeitas a desmoronamentos, onde seu crescimento veloz e suas grandes folhas ajudam a segurar a erosão do solo.

Planta rústica, gosta de solos férteis com boa retenção de água, porém devem ser bem drenados. Em condições excelentes, esta planta chega a crescer até 15 metros de comprimento em 12 meses.

O Viveiro Ciprest dispõe de um exemplar gigante desta magnífica trepadeira em sua coleção de plantas raras e exóticas. Sendo um dos poucos exemplares conhecidos e cultivados no Brasil. Apesar deste cipó ter utilizado diversas árvores para auxiliar seu crescimento, não causou a morte de nenhuma das espécies onde cresceu sobre, pelo contrário, todas coexistem normalmente.

Mudas desta trepadeira são comercializadas esporadicamente pela Ciprest, devido a dificuldade de coletar em grande altura, as poucas vagens de sementes que nossa planta matriz produz! www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe das flores

Detalhe das flores

Detalhe da florada

Detalhe da florada

Detalhe da florada

Detalhe das grandes folhas

Detalhe do "tronco" do cipó do nosso exemplar no Viveiro Ciprest em Limeira-SP

Detalhe de nosso exemplar sobre a copa de outras árvores

Detalhe da planta florida

Detalhe da planta florida

Detalhe da planta florida

Detalhe da planta florida

Vídeo para compreender as dimensões desta incrível planta





Nenhum comentário:

Postar um comentário