CHICHÁ ou XIXÁ do CERRADO
( Sterculia striata ) - RNC 24632
Árvore de grande porte e de rápido crescimento, nativa de todo o Cerrado brasileiro, inclusive das zonas de transição, sendo assim, é encontrado em estado nativo desde o Estado de São Paulo até o Pará. Planta muito ornamental, produz folhas grandes em vários tons de verde.
Quando frutifica, suas cápsulas se destacam facilmente na copa da árvore, pois estas são de forma exótica e de bela coloração vermelha alaranjada. As castanhas dentro das cápsulas são comestíveis, possuindo um leve sabor adocicado único, podendo ser consumidas in-natura ou torradas.
Árvore de copa alta, chega a ficar com até 15 metros de altura. Frutifica normalmente de agosto a dezembro, porém pode haver outras frutificações no decorrer do ano, ou variar de acordo com a região que for plantada. Uma excelente opção para recomposição vegetal de áreas degradadas.
Planta de fácil cultivo, aceita a maioria dos solos, inclusive os mais secos e pedregosos. Deve ser plantada a pleno sol.
Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br
Veja mais fotos abaixo:
Detalhe dos frutos e castanhas do Chichá
Detalhe dos frutos e castanhas do Xixá
Detalhe dos frutos
Detalhe das folhas
Detalhe da folhas, frutos, castanhas,...
Detalhe dos frutos
Como sempre, excelente trabalho, Gustavo! E essa brincadeira no final ficou ótima!
ResponderExcluiressa planta cheira mal? ouvi dizer que o termo "sterculia" se refere ao cheiro de esterco, verdade? grato pela atenção
ResponderExcluirNão mesmo.
ExcluirTemos aqui não cheira mal
ExcluirSim, essa planta tem esse cheiro mesmo.
ResponderExcluir