quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Chichá ou Xixá do Cerrado ( Sterculia striata )

CHICHÁ ou XIXÁ do CERRADO

( Sterculia striata ) - RNC 24632


Árvore de grande porte e de rápido crescimento, nativa de todo o Cerrado brasileiro, inclusive das zonas de transição, sendo assim, é encontrado em estado nativo desde o Estado de São Paulo até o Pará. Planta muito ornamental, produz folhas grandes em vários tons de verde.

Quando frutifica, suas cápsulas se destacam facilmente na copa da árvore, pois estas são de forma exótica e de bela coloração vermelha alaranjada. As castanhas dentro das cápsulas são comestíveis, possuindo um leve sabor adocicado único, podendo ser consumidas in-natura ou torradas.

Árvore de copa alta, chega a ficar com até 15 metros de altura. Frutifica normalmente de agosto a dezembro, porém pode haver outras frutificações no decorrer do ano, ou variar de acordo com a região que for plantada. Uma excelente opção para recomposição vegetal de áreas degradadas.

Planta de fácil cultivo, aceita a maioria dos solos, inclusive os mais secos e pedregosos. Deve ser plantada a pleno sol.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos e castanhas do Chichá

Detalhe dos frutos e castanhas do Xixá

Detalhe dos frutos

Detalhe das folhas

Detalhe da folhagem e dos frutos na árvore

Detalhe da florada

Detalhe da folhas, frutos, castanhas,...

Detalhe dos frutos




5 comentários:

  1. Como sempre, excelente trabalho, Gustavo! E essa brincadeira no final ficou ótima!

    ResponderExcluir
  2. essa planta cheira mal? ouvi dizer que o termo "sterculia" se refere ao cheiro de esterco, verdade? grato pela atenção

    ResponderExcluir