domingo, 3 de dezembro de 2017

Maçã Eva ( Malus X domestica )

MAÇÃ EVA

( Malus X domestica )


Variedade de frutos graúdos, a Maçã Eva produz frutos doces, saborosos e suculentos. Ainda é pouco cultivada em escala comercial, porém é uma das variedades mais adaptadas para regiões de clima quente, sendo assim, frutifica em praticamente todo o Brasil. Seus frutos podem ser consumidos in-natura, sucos, geleias, tortas, sovertes e doces. 

Planta muito ornamental, possui linda florada. Ótima para ser cultivada em jardins ou em pomares. Frutifica de outubro a dezembro. Arvoreta de pequeno a médio porte, não chega a mais de 4 metros de altura quando não podada.

É aconselhável realizar uma poda anual em julho, e logo em seguida envergar os galhos nos primeiros anos após o plantio da muda. Com esses procedimentos, a planta produzirá frutos maiores e em maior quantidade. Também realizando podas, pode ser cultivada em vasos facilmente.

Planta de fácil cultivo, deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Gosta de solos férteis e úmidos, porém com boa drenagem. Inicia a frutificação de 1 a 2 anos após o plantio da muda.

Atenção - Dica importante!

Em certas épocas do ano, principalmente no outono e no inverno, a macieira perde a maioria, se não, todas as folhas. Este é um processo totalmente natural, de grande importância para a planta. Algum tempo após perder as folhas, inicia-se a floração, e se a planta estiver adulta, começa a frutificar. Depois, geralmente na primavera, haverá brotação de novas e vigorosas folhas. Então não se assustem se as mudas/plantas parecerem "mortas" nesse período!

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe do fruto cortado

Detalhe da florada




Nenhum comentário:

Postar um comentário