GUANANDI ou JACAREÚBA
( Calophyllum brasiliense )
Nativa de várias regiões do território brasileiro, foi a primeira madeira brasileira a ser protegida por lei (Madeira de Lei) no longevo ano de 1810 para uso exclusivo do Império. Isso ocorreu devido a excelente qualidade de sua madeira, que foi empregada em diversos usos, principalmente em construções navais e civis.
Árvore muito ornamental e de rápido crescimento, pode ser utilizada no paisagismo ou na arborização de avenidas e alamedas. De grande porte, chega de 20 a 30 metros de altura, porém seu crescimento pode ser controlado facilmente com podas esporádicas.
Também é indicada para uso em reflorestamentos de áreas degradadas. Nos últimos anos vem sendo plantada comercialmente visando o corte de sua madeira, que possui excelente qualidade para uso na marcenaria e carpintaria.
Planta com atributos medicinais. Seus frutos são apreciados pela fauna, e são considerados como uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), isto é, possui vários usos culinários tais como: Curtimento junto a cachaça, produção de licores, curtimento em salmoura onde seu sabor adquire semelhança com azeitonas, sucos e geleias.
De fácil cultivo, prefere solos com muita umidade, porém aceita também os mais secos. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra.
Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br
Veja mais fotos abaixo:
Detalhe dos frutos
Detalhe dos frutos
Detalhe da árvore ainda nova
Guanandis plantados no canteiro central de uma avenida
Detalhe da florada
Detalhe da madeira do Guanandi
Nenhum comentário:
Postar um comentário