domingo, 1 de janeiro de 2017

Rambutan ou Lichia Tailândesa ( (Nephelium lappaceum )

RAMBUTAN ou LICHIA TAILÂNDESA

( Nephelium lappaceum ) - RNC 37550

(RNC Solicitado ao Mapa Brasília por Edilson Giacon em 01/08/2017 , protocolo JR310017896BR, concedido em 09/11/2017.) 


Originário do arquipélago malaio, o Rambutan é uma fruta muito parecida com a lichia, tanto em beleza como em paladar. Seus frutos possuem polpa suculenta e doce, que podem ser consumidos in-natura, sucos, geleias, sorvetes e compotas.

Os frutos apresentam uma linda casca firme recoberta de pelugem macia, sendo que esta evita atritos e amortece impactos, resultando em maior durabilidade dos frutos pós colheita. A maioria das plantas produzem frutos de casca vermelha, porém, como as mudas são feitas de sementes, ocasionalmente podem sair com casca amarela.

Frutifica principalmente de abril a junho. Árvore de médio porte, chega no máximo a 12 metros de altura. Planta com folhas, flores e frutos muito ornamentais.Muito produtiva, depois de adulta chega a produzir de 100 a 200 quilos de frutos por árvore.

Apesar de muito popular em países como Havaí, Tailândia, Indonésia e Vietnã, o Rambutan foi recentemente introduzido no Brasil, chegando no começo dos anos 90 na região Nordeste e a partir de 1997 foi introduzido na região Sudeste pela Ciprest. Até hoje somos um dos poucos viveiros do Brasil que comercializa mudas desta deliciosa fruta.

Planta de fácil cultivo, desenvolve-se bem em regiões onde cresce café. Gosta de umidade no solo, principalmente na época da florada. Caso ocorra seca prolongada, é aconselhável irrigar a planta constantemente neste período. Não suporta geadas ou temperaturas negativas.

Inicia a frutificação em 4 a 5 anos após o plantio das mudas no solo. É recomendável plantar 2 ou mais mudas, para ocorrer polinização adequada.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos vermelhos

Detalhe dos frutos amarelos

Detalhe da polpa e da casca dos frutos

Detalhe da árvore em nosso folheto de lançamento do Rambutan em 1995

Folheto de lançamento do Rambutan da Ciprest em 1995




Um comentário:

  1. Favor colocar /enviar uma listagem com preços das mudas e como fazer o pedido.

    ResponderExcluir