quarta-feira, 22 de março de 2017

Achachairu Boliviano ( Garcinia humilis )

ACHACHAIRÚ BOLIVIANO

( Garcinia humilis ) - RNC 37542


Nativo da Amazônia Boliviana, o Achachairú é considerado uma das melhores frutas do mundo. Seus frutos que são comparáveis em sabor ao Mangostão da Índia, possuindo sabor doce com polpa sucosa, de excepcional sabor.

Árvore de médio porte, chega até 12 metros de altura. Frutifica principalmente no período de dezembro a Fevereiro, porém pode ocorrer outras frutificações no decorrer do ano. Quando a planta adquire maturidade, começa a frutificar em grande quantidade, chegando a produzir mais de 1000 frutos por árvore.

Foi introduzida no Brasil há poucos anos por colecionadores de frutas, sendo que a Ciprest foi um dos primeiros viveiros a comercializar mudas de Achachairú no país. Frutífera com grande potencial comercial, devido ao seus excelente sabor, longa durabilidade e tolerância a manuseio e transporte. Futuramente tende a ser uma frutífera amplamente cultiva em escala comercial. Países como Bolívia e Austrália já possuem grandes pomares comerciais.

Planta de fácil cultivo, gosta de solos férteis com umidade constante, porém com boa drenagem. Pode ser plantada a pleno sol ou meia sombra.

Mudas em diversos tamanhos são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Observação: Anteriormente era denomina como Rheedia laterifolia ao invés de Garcinia humilis. O Achachairu é muitas vezes confundido com o Bacupari (Garcinia gardneria), devido a aparência dos frutos semelhantes, porém o sabor entre as duas espécies são bem diferentes.

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Tamanho dos frutos

Detalhe dos frutos

Frutos em padrão comercial

Embora seja parecida com os Bacuparis nativos do Brasil, ela tem mais doçura e vem encantando o mundo todo.
Festa do Achachairu em Porongo - Bolivia
Festa do Achachairú em Porongo, Bolívia.... - Viveiro Ciprest ...

El achachairú de Porongo se abre a mercados del interior | AGRONOMIA

Producción de achachairú baja un 80% por la sequía


Fora do Brasil já existem produções comerciais enormes atendendo a continente Europeu e outros continentes.
Fotos da produção de uma Empresa Australiana
News - Achacha


Achachairu/Achacha/Garcinia humilis | Zoom's Edible Plants

Home Page - Achacha

É uma planta que aceita sol ou meia-sombra, desta forma, excelente para SAFS ( Sistemas agroflorestais ) , recomendação válida para todas as Garcinias.
Sistemas Agroflorestais - SAFs - Portal Embrapa

https://www.embrapa.br/en/codigo-florestal/sistemas-agroflorestais-safs 


8 comentários:

  1. Boa noite, qual valor da muda do Achachairu boliviano?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,fiz varias compras em seu viveiro em limeira,em uma delas comprei o achachairu mas depois de frutificar o mesmo nao e achachairu e sim bacupari,sei pq tenho varios pes de bacupari e como os pes sao iguais esperei a frutificacao,levando em conta que a diferenca de preco entre achachairu e bacupari e grande,ate pq compre uma planta em producao,porte de 1.5 mts,vc conseguiria me mandar uma muda de achachairu produzindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encaminhei mensagem hoje, via W.apps .
      Dá diferença no formato das folhas,Achachairu tem folhas mais estreitas, compridas em relação ao Bacupari e ao Bacupari mirim
      Pedi para enviar fotos.

      Excluir
  3. Boa tarde nao recebi a resposta de vcs quanto terem me vendido a muda errada,por favor entre em contato(35)9 9955 6060

    ResponderExcluir
  4. 2019/ 12/ 21, IS THERE ANY BRAZIL OR BOLIVIA PEOPLE WHO CAN SELL 2 KILOGRAM NET, MOISTURED SEEDS OF "GARCINIA HUMILIS" (ACHACHAIRU) TO MR. CHIN-CHERNG LAN, FROM "TAIWAN", WITH 1 PHYTO-SANITARY CERTIFICATE, BE ISSUED BY QUARANTINE AUTHORITY, BRAZIL OR BOLIVIA GOVERNMENT, BE SENT TO MY ADDRESS IN TAIWAN BY "DHL" COURIER, E MAIL: sungodtw@gmail.com fax: 886-2-26478096, for germinate/ sow/ plant in TAIWAN====

    ResponderExcluir