quinta-feira, 9 de março de 2017

Guaranaí ( Paullinia rubiginosa )

GUARANAÍ

( Paullinia rubiginosa )


Trepadeira nativa da região Sul e Sudeste do Brasil, é encontrada abundantemente no Estado de São Paulo, sendo até conhecida localmente como Guaraná Paulista. Segundo nosso grande amigo e colecionador de frutas raras, Helton Josué, do Projeto Colecionando Frutas, o Guaranaí apresenta os mesmos usos do Guaraná do Amazonas (Paullinia cupana).

A polpa branca de seus frutos pode ser consumida in-natura, igual ao guaraná amazônico, possuindo sabor levemente adocicado. Com o devido preparo, os frutos podem ser utilizados para o preparo do xarope de guaraná, gerando uma bebida muito saborosa e apreciada.

Planta de crescimento rápido e vigoroso, deve ser plantada junto a cercas, alambrados ou treliças para fornecer apoio adequado ao desenvolvimento da mesma. Produz frutos em grande quantidade nos meses de Janeiro a Março, porém é possível frutificar outras vezes durante o ano.

Muito rústica, aceita praticamente todos os tipos de solos. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Pode facilmente ser cultivada em vasos, desde que tenha algum suporte para auxiliar seu crescimento. Seus frutos são atrativos para diversas espécies de pássaros.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos e seus pequenos "olhinhos"

Detalhe dos frutos colhidos na Ciprest em Limeira-SP

Tamanho dos frutos

Detalhe da penca de frutos

Detalhe das pencas de frutos

Frutos ainda verdes

Guaranaí frutificando em vaso

Guaranaí frutificando em vaso




3 comentários:

  1. Olá. Plantada em solo ela atinge que altura? Ela forma tronco lenhoso? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu tenho em casa com uns 3 anos. Aqui ela está em uma parreira de uns 20 m², a qual ocupou completamente. O caule é lenhoso, sim.

      Excluir
  2. Aqui na região, quando nativa, chega a ficar cipós bem grossos e a planta bem grande, uns 4 a 5 metros. Porém quando cultivada, fica de pequeno porte, até uns 2 metros, podendo crescer mais de acordo com o espaço disponibilizado para ela.

    ResponderExcluir