terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Pequi ( Caryocar brasiliense )

PEQUI

( Caryocar brasiliense ) - RNC 23674


Árvore nativa do Cerrado brasileiro, o Pequi ou Pequizeiro, produz grande quantidade de frutos de casca verde, com polpa amarela macia e saborosa, em volta das sementes. Seu sabor é exótico. Sempre deve-se tomar cuidado ao consumir os frutos in-natura, pois há pequenos espinhos entre a polpa e os caroços de sementes.

Simbolo da culinária de Goiás, e muito utilizado na cozinha mineira e nordestina. Além do consumo in-natura, seus frutos são utilizados em diversas receitas culinárias, e principalmente, junto ao arroz ou frango na culinário regional.

Árvore de médio porte, chega a no máximo 12 metros de altura. Suas folhas e sua florada são muito ornamentais. Frutifica principalmente de novembro a fevereiro.

Apesar de ser encontrado em abundância na região central do Brasil, o pequizeiro se encontra em ameaça de extinção no Cerrado de transição do Estado de São Paulo, portanto é uma boa opção para uso no reflorestamento destas áreas degradadas onde existia em estado nativo anteriormente.

Árvore de poucos cuidados, aceita a maioria dos solos, até mesmo os mais secos e pedregosos. As mudas começam a frutificar de 3 a 4 anos após o plantio no solo.

Mudas desta espécie são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe dos frutos

Detalhe dos frutos

Detalhe da florada

Detalhe de uma árvore de pequizeiro na coleção de frutíferas da Ciprest

Detalhe do tradicional xarope de peque produzido em Minas Gerais - MG

Detalhe dos frutos e folhas




3 comentários: