quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Abricó de Macaco ou Macacarecuia ( Couroupita guianensis )

ABRICÓ DE MACACO ou MACACARECUIA                     RNC 23911

( Couroupita guianensis )


Linda árvore muito ornamental de grande porte, nativa da Floresta Amazônica. Produz grande quantidade de flores em cachos, de cores vermelhas ou alaranjadas grudadas ao tronco. Floresce quase o ano todo, com maior destaque na Primavera e Verão. Estas flores também exalam um agradável perfume suave.

Produz enormes frutos esféricos de cor marrom claro, que quando maduros, exalam um forte odor atraindo diversos animais da fauna, principalmente macacos. Estes frutos podem ser consumidos, porém não agradam o paladar da maioria das pessoas.

Planta de destaque, é ideal para plantio em grandes alamedas, praças, jardins ou propriedades rurais. Devido ao grande tamanho dos frutos que caem da árvore quando maduros, deve ser evitado o plantio em locais onde possa haver grande movimentação de pessoas ou veículos abaixo da copa da árvore.

Planta de fácil cultivo, gosta de solos férteis e úmidos. Deve ser plantada a pleno sol ou meia sombra. Em seu estado nativo na amazônia chega até 30 metros de altura, porém quando plantadas não passam de 15 a 20 metros.

Mudas desta belíssima árvore nativa do Brasil são comercializadas pela Ciprest. www.ciprest.com.br

Veja mais fotos abaixo:


Detalhe da florada junto ao tronco

Detalhe das flores

Detalhe dos enormes frutos




Um comentário:

  1. bom dia, gostaria de saber se os srs possuem mudas desta arvore e o valor.

    ResponderExcluir